sábado, 2 de fevereiro de 2013

Tréguas na 2ª circular

Apesar de sermos bastante elitistas, é de bom tom descer ao nível da plebe e soltar algumas sábias considerações sobre esse grande clube que é o Sport Lisboa e Benfica, em resposta ao meu querido colega que ultimamente tem vindo a ferir o orgulho lagarto.

É grande sim: porque em 104 anos de história (sim, porque isso de ter nascido em 1904, é muito bonito, mas é para enganar fadas) adquiriu um património fenomenal: um estádio incrível (ainda que parcialmente por pintar), 32 campeonatos, dezenas de taças, duas taças dos campeões europeus e teve o grande pantera negra (uma jogada à Pinto da Costa que o surripiou ao leão), entre outros feitos. É inegável!

Inegável também é a grandeza do clube que José Alvalade projetou e sonhou que seria “tão grande como os maiores da Europa”. Bem tivemos os violinos, o caneco europeu em ’64, nada mau hein?!

Mas o que orgulha os leões, sim!  Aquele fenómeno que lhes permite lograr nas várias frentes! Ah bem dito sejas ecletismo leonino que nunca nos deixas ficar mal quando o desporto rei nos desilude:
-“O benfas foi dar 3-1 aos lavabos do outro lado da circular!
-Foi agora! Que importa isso, não viste aquela rabia que os lampiões levaram no futsal?!

O que é inegável também, e que não interessa muito falar, é da época 2000/2001 em que o Glorioso acabou num honroso 6º lugar. Enfim, coisas irrelevantes, verdade? 

No entanto, oh sábios deuses, confessores e sagrados guardadores das preces e reivindicações da massa adepta gloriosa, lembrai-lhes que passaram pelo mesmo que os verdes da 2ª circular atravessam de momento: perda de ídolos (João V. Pinto), más épocas desportivas e direcções miseráveis e destrutívas. Enfim, lá estou eu com redundâncias!

Isto tudo para dizer que é natural todo esse esforço hercúleo para deitar abaixo o orgulho já ferido dos pobres lagartos que de verde já pouco têm. Mas a sério, não se esforcem, porque mais abaixo que a actual situação só o expresso para a liga vitalis ou, às mãos do timoneiro Flopes, para os pelados das distritais.

Sem comentários:

Enviar um comentário