quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Gabão.

Como sabem, a Seleção Nacional empatou a duas bolas com a Seleção Nacional do Gabão. Estive a ver o resumo do jogo e, após refletir, anotei uma série de insólitos sobre o povo gabonês que convém destacar.
Para além do jogo deprimente, adorei a versão filarmónica do nosso hino nacional. Primeiro facto irónico: pretos a tocar instrumentos feitos de um metal mais sofisticado que o barro. Oh Pedro, mas o Barro não é metal!!! Pois não. Não estraguem a piada.  Segundo fato irónico: se eles não sabem letras querem, que eles leiam partituras? Aquilo que ouvi não foi a Portuguesa. Foi a "Portuguesa  à Gabonesa".
Em segundo lugar, Portugal foi um pouco mau em querer nivelar as coisas: só estavámos a jogar com pretos. Era tipo Seleção da Brandoa com a Seleção da Pontinha. Não sei como é que o Ruben Micael e o Moutinho não se foram embora com medo de serem assaltados!
Terceiro: nome do país. Gabão. De acordo com o dicionário gabão é aquele "indivíduo que tem o hábito de se gabar". Será que estes pretos têm a mania de espertos?! Do género:
- Eh Djamal, tu anda descarso rapá. Eu tenho uns téni Nike.
Ou então:
-" Eh Suvimba, tu mãe tem piolho, mas a minha tem muito. Mas só que metade dele chamam chato!"
Epá, se calhar esta última já não... Mas continuando...
Como é que puseram o nome ao país? Será que veio cá um preto armado em carapau de corrida e dois amigos assistiram a um episódio com o dito cujo e perguntaram:
- Oh Zé, de onde é que me saiu este gajo?
- Sei lá Manel, de onde ele vem todos devem ter a mania. Mas o país ainda não tem nome. Mas o preto é Gabão.
Depois de vários ajustes aos tempos e com a evolução do nome para Terras de Gabão, Vale Gabão e Monte Gabão, este pequeno país africano ficou depois conhecido como Gabão. Se fosse uma vila transmontana chamar-se-ia Vila de Peneiras.

Com mania ou não, arrancaram dois penáltis. O prémio de jogo por levar menos de 7 era um leitão (espécie rara no seu país). Não encheram a barriga no jogo, mas depois claro!

Os portugueses comeram melão.

Sem comentários:

Enviar um comentário